Cenário

Um cliente que resolveu explorar novos mares.

A Prata Fina já era a maior rede de joias em prata do Brasil no segmento de lojas físicas, com mais de 65 pontos de venda no Sul e Sudeste do país. Em 2009, a marca lançou uma nova loja virtual, com design da Polvo e desenvolvimento da Polvo Labs. A loja funcionou conforme o esperado nos 4 primeiros anos, mas sentíamos que seu potencial não estava sendo 100% explorado. E foi aí que começou o trabalho da Polvo Performance.

Desafio

Em 2013, quando a Polvo Performance iniciou o trabalho de otimização da pratafina.com.br, o objetivo era aumentar o faturamento da loja virtual e maximizar o lucro, mantendo o mesmo investimento dos anos anteriores.

Afinal, nós corremos atrás de resultados.

Ações que marcam o Case Prata Fina

Análise 360º do e-Commerce

Investigamos vendas, fontes de tráfego e conversões. Além disso, a Polvo Performance também fez um estudo da concorrência e do comportamento dos consumidores da loja virtual.

Melhorias práticas

Desde atualizações do site até a otimização de campanhas: ao longo do tempo, a loja virtual da Prata Fina foi pouco a pouco sendo reconstruída, tendo como base boas práticas de SEO.

Nosso trabalho envolveu:

Reorganização das campanhas de links patrocinados (Adwords) com maior foco em ROI;

Desenvolvimento de plano de remarketing inteligente com listas segmentadas e adaptadas ao ciclo de compra do cliente;

Otimização técnica do site para melhorar o posicionamento em motores de busca e aumentar a taxa de conversão;

Desenvolvimento de um plano de inbound marketing que envolveu a criação de conteúdo estratégico, baseado no comportamento de busca dos clientes Prata Fina, com objetivo de atrair organicamente mais pessoas para o site;

Ativação de contas no Pinterest, Twitter, Google+ e Slideshare para divulgar conteúdo e criar um relacionamento com o consumidor final;

Link Building através de parcerias com blogs de interesse do público da Prata Fina;

Criação de campanhas de Facebook Ads com foco em performance, inclusive remarketing, com públicos personalizados e geolocalização no mobile;

Expansão do programa de e-mail marketing com e-mails segmentados por interesse e histórico de compra;

Implementação do módulo ‘Enhanced E-commerce’ no Google Analytics para coleta de dados mais detalhados sobre vendas e promoções;

Introdução de heatmaps na loja virtual para entender melhor o comportamento online do consumidor;

Monitoramento contínuo das vendas e do tráfego para detectar tendências e oportunidades no mercado.

O case Prata Fina brilha mesmo quando a gente mostra os resultados.

No 1º ano de trabalho, o número de cliques pagos aumentou em 20% e a receita dos links patrocinados em 15%, mantendo o mesmo investimento dos anos anteriores;

ROI das campanhas na rede display aumentou em 22%;

A taxa de conversão dos links patrocinados aumentou em 50%

O número de transações aumentou em 42%;

Nos primeiros 6 meses, o tráfego de busca orgânica aumentou 21%, e a receita, 37%;

Receita gerada por e-mail marketing aumentou em 50%;

Depois de quase 2 anos de trabalho contínuo, o tráfego orgânico já aumentou 117%, e a receita, 96%;

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