Cenário

O Estratégia Concursos é um site especializado em cursos on-line para concursos públicos. Todo o conteúdo disponibilizado pelo site é digital, sendo que os cursos têm aulas tanto em PDFs quanto em vídeos.

Antes de iniciar o trabalho com a Polvo Performance, o site já era bem avaliado por seus alunos. Contudo, os concorrentes se destacavam em resultados de busca e estava claro que existia um mar de possibilidades que não estavam sendo exploradas.

Desafio

Em maio de 2014, iniciamos o trabalho de performance com o objetivo de vender mais cursos e, consequentemente, aumentar o percentual de alunos Estratégia aprovados em concursos públicos de todo o Brasil.

Como fizemos isso?

Para colocar o Estratégia em primeiro lugar, desenvolvemos uma série de ações que começaram da base.

Mergulhando no negócio

Antes de definir a nossa estratégia, fizemos uma análise 360º do site e da concorrência. Realizamos uma auditoria técnica de SEO em que enumeramos as oportunidades de melhorias e otimização das páginas. Nessa etapa, também fizemos uma extensa pesquisa de palavras-chave para identificarmos os termos de busca mais relevantes dentro do campo semântico relacionado ao negócio do nosso cliente.

Colocando a mão na massa

Todo esse diagnóstico indicou a necessidade de uma abordagem integrada de inbound marketing para a otimização do e-commerce. O trabalho foi baseado, então, em boas práticas de SEO, links patrocinados, social ads, link building e conteúdo de performance.

Comemorando os primeiros resultados

Já no terceiro mês do nosso trabalho, foi possível observar excelentes resultados. No período de julho a setembro, o site alcançou um aumento de 30% de receita em comparação com os três meses anteriores. Com um trabalho contínuo de otimização, o crescimento da receita chegou a 39% no primeiro trimestre de 2015 em comparação ao ano anterior.

Em busca de resultados orgânicos

Nem todo resultado positivo do trabalho de performance vem de investimentos em anúncios. Uma das principais palavras-chave para o Estratégia Concursos é “curso online para concurso”, que teve uma trajetória meteórica nas páginas de resultados orgânicos de busca do Google.

Quando pegamos a conta, esse termo de busca fazia o Estratégia Concursos aparecer no 25º lugar, atrás de dois outros concorrentes. Com cinco meses de trabalho, já era possível ver nosso cliente figurando no top 5 das buscas. Hoje, o Estratégia está em primeiro lugar para buscas feitas com esse termo.

Atendendo às demandas do mercado

Planejar e executar estratégias de comunicação próprias para plataforma mobile é uma prática vital para ter mais relevância em resultados do Google. Um dos pontos mais fundamentais é ter um site responsivo – ou seja, um site que se adapta à tela do dispositivo do usuário, proporcionando uma experiência de qualidade em desktops, tablets e smartphones.

Quando iniciamos o trabalho para o Estratégia Concursos, apontamos essa necessidade desde a primeira análise. Essa demanda, então, foi abraçada pela Polvo Labs, que desenvolveu o sistema, e pela Polvo Comunicação, que criou layouts específicos e pensados para uma navegação prática.

E mais:

Aproximadamente 40% de incremento na receita total do site no primeiro ano de trabalho;

Aumento de 65% no tráfego orgânico de pesquisa nos primeiros 12 meses em comparação com o período anterior;

Crescimento de 90% em tráfego e 124% de receita de Links Patrocinados quando comparamos os seis primeiros meses de trabalho com o período anterior;

Crescimento de 23% na taxa de conversão de transações com origem em links patrocinados no primeiro mês de trabalho em comparação com maio de 2014;

Primeira posição para a principal palavra-chave do negócio em menos de um ano de trabalho;

Aumento de mais de 125% na receita gerada por dispositivos mobile nos primeiros 5 meses após a implementação do site responsivo;

Início do trabalho de Facebook Ads e além do incremento de tráfego houve, em seis meses, um crescimento de 77% de receita, em comparação com o semestre anterior;

Entrada no Bing Ads que de março a maio de 2015 já figurou no top 5 entre os maiores geradores de receita do site;

Aumento de alunos únicos em 56%;

Implementação do programa de afiliados;

Aumente seu faturamento também!

Tem uma marca digital e quer aparecer de forma relevante para as pessoas mais interessadas?

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