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Confira a campanha de Natal 2016 para Prata Fina e conheça a Polvo full-service

O período de festas de fim de ano é um dos mais significativos para a marca Prata Fina. A partir de novembro, começamos a verificar um aumento significativo na procura por presentes — e a loja é sempre uma parada fortemente considerada pelo público em geral. 

Além de oferecer um mix de produtos variados, que atende a todas as ocasiões, gostos, gêneros e idades, as lojas Prata Fina sempre apresentam novidades brilhantes que inspiram e apaixonam. 

Para que em 2016 não fosse diferente, o objetivo de comunicação da Polvo foi criar uma campanha que retratasse a alegria do período de festas com a satisfação da aquisição de desejos de consumo, apresentando as lojas como um lugar certo para encontrar presentes. 

Como colocamos todos estes objetivos em uma só campanha de Natal? 

Para colocar todo este significado em uma peça publicitária, retratamos o momento de compra e completamos a criação com uma frase que incita o movimento de compra com um tom que engloba a empolgação das festas de fim de ano. 

Confira o resultado:



Para completar a ambientação das lojas, apostamos em uma foto secundária, com foco total em produto. Historicamente, verificamos um aumento significativo nas vendas das peças que são apresentadas desta maneira. 

A campanha também foi veiculada em duas edições do Jornal Metro, em Curitiba. Na campanha de Natal de 2015, o veículo foi absolutamente eficiente em levar pessoas até as lojas, com objetivo de compra claro nas joias apresentadas na peça. Em 2016, não foi diferente. 





Para reforçar a presença da marca e alcançar ainda mais pessoas, a campanha também teve inserções nos seguintes veículos:


  • Rádio Atlântida POA

Dando continuidade ao que foi feito na campanha de Namorados 2016, começamos já em novembro uma ação com a Rádio Atlântida, Porto Alegre. A estratégia aqui foi não perder o recall do investimento considerável que foi feito em junho e contribuiu decisivamente para o reforço da marca na cidade. 


  • TV Maringá (Band) e Record News (Curitiba) 

De 1 a 30 de novembro, veiculamos um vídeo apresentando sugestões de presentes — depois do agito das eleições e antes da presença massiva de grandes players de varejo para disputar atenção. 



  • Elemidia (Curitiba) 

O vídeo criado para televisão foi adaptado para os formatos das telas Elemídia e veiculado até a véspera do Natal. 


Como a região sudeste tem forte relevância para as vendas do e-commerce e já havíamos comprovado a eficiência do canal na campanha de Namorados 2016, apostamos no novamente no Spotify. Com um spot sussurrado, para não assustar e quase pedindo desculpas por interromper a sequência de músicas dos usuários, a peça comunicava um cupom de desconto exclusivo para o canal.


Campanha de Natal Prata Fina no digital 

Como agência full-service da Prata Fina, conquistamos ao longo dos anos liberdade para planejar, executar e mensurar nossas ações - o que fazemos especialmente no ambiente digital, que nos oferece ferramentas de web analytics para acompanhar resultados praticamente em tempo real.  

Para potencializar esses resultados e explorar o máximo de possibilidades dentro do conceito de cada campanha, trabalhamos com estratégias integradas que reforçam os objetivos de comunicação das marcas e remam para um mesmo objetivo. 

E isso faz toda a diferença. 

Por um motivo muito simples: faz com que a marca fale a mesma língua em todos os canais em que entra em contato com seu público-alvo. 


Veja como a campanha de Natal Prata Fina se comportou em cada canal em que a marca está presente: 


  • E-commerce

No e-commerce, trabalhamos as peças da campanha na ambientação da home, prezando por foco em produtos de desejo. Já pensando nesses espaços, o ensaio da campanha contou com 15 fotos, em que as modelos foram retratadas com joias e expressões diferentes. 

  • E-mail Marketing

Apesar de não ser o assunto da moda no marketing digital, o e-mail tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais sólida. Ao longo dos anos, viemos fazendo vários testes e envios cada vez mais segmentados são determinantes no faturamento total da loja virtual. Sendo assim, não poderíamos fazer diferente no período de festas. 



As fotos do ensaio também foram muito exploradas nas redes sociais em que a marca está presente. Com foco especial em Facebook e Instagram, os cliques das modelos ganharam enquadramentos diferentes, versões em vídeo e também foram explorados nos formatos que a plataforma do Facebook nos oferece, como o carrossel. 


Uma das técnicas de SEO que utilizamos para aumentar a relevância orgânica da pratafina.com.br e estabelecer autoridade nos buscadores é conhecida como link building. Esta técnica consiste em localizar oportunidades legítimas de apontar links para um determinado domínio. 

No caso da Prata Fina, usamos tanto o Slideshare quando o Blog da marca para cumprir especificamente este papel. 

Para estas redes, produzimos conteúdo de forma estratégica. 

Os textos são relevantes aos usuários e produzidos com base em palavras-chave relacionadas às buscas mais feitas em um determinado período pelo público-alvo em potencial. 

Todas estas publicações passam por uma revisão da equipe de Performance, para que os links sejam parametrizados e a redação esteja alinhada com boas práticas de SEO de forma geral. 

  • Digital Influencer 

Uma das linhas de produtos que tínhamos para trabalhar no período de festas eram as joias de/com pérolas. Por ser um produto muito visto como clássico e muitas vezes estigmatizado como luxo ou para uma ocasião formal, trabalhamos em parceria com a blogueira Rafa Ronconi, de Curitiba, para mostrar as várias possibilidades que as joias de pérolas oferecem. 

Com inserções em seu Instagram, Facebook, blog e canal no Youtube, produzimos conteúdos que apresentam sugestões de uso para pulseiras de pérolas, colares de diferentes tamanhos e formatos, pulseiras e anéis. 








A ação com a blogueira foi prolongada até o final de fevereiro de 2017, quando foi encerrada com um vídeo ao vivo em uma das lojas Prata Fina. Nesta ação específica, que aconteceu no dia 24/02, o post do vídeo live alcançou 27.653 pessoas no Facebook, teve 70 reações e 1.055 cliques. 


Assinta o vídeo aqui


O ROI geral da ação com a influenciadora curitibana em todo o período foi de 2,3. 

  • Facebook Ads

Explorando os formatos de mídia comprada do Facebook, também veiculamos peças de like ads, canvas e carrosséis patrocinados. Os criativos foram pensados especificamente para incitar conversão e tráfego para o site. Confira algumas das peças veiculadas no período de festas: 




  • Google Display e Criteo 


Ao longo do período da campanha publicitária, também fizemos algumas promoções exclusivas para a loja virtual, a fim de criar fatos que renovassem o interesse da nossa audiência pelo site e, consequentemente, pelos produtos da marca. 

Para potencializar essas ações, trabalhamos com a Criteo, uma ferramenta de remarketing que nos ajuda a transformar a abordagem publicitária em uma experiência pessoal para os visitantes do site pratafina.com.br. 



Resultados

Com todas estas ações trabalhando em conjunto, a Prata Fina teve em dezembro seu mês de maior faturamento de 2016. 

Conclusão: ter uma agência full-service funciona

Mais do que nunca, verificamos que trabalhar com uma estratégia full, desenvolvida por especialistas em suas respectivas áreas e que entendem as particularidades e necessidades de cada canal, traz resultados concretos. E para que funcione cada vez melhor, é fundamental que a equipe esteja integrada entre si e com o cliente. Quando todas as pontas se juntam em um processo linear, remando para o mesmo lado, os bons resultados são apenas uma questão de tempo. 

Confira toda a equipe que trabalhou para fazer a campanha de Natal da Prata Fina acontecer: 

Cliente: Prata Fina

Direção de Criação: Gabi Mateos

Redação: Gabi Mateos

Direção de Arte: Bianca Mattos

Fotografia: Bárbara Vanzo

Modelos: Bárbara Semann (loira) e Eloisa Mendes (morena) 

Beauty: Fernanda de Oliveira

Atendimento: Amanda Toledo e Amanda Andrioni

Mídia: Rilza da Cruz e Amanda Andrioni 

Performance: Frederico Abreu, Ana Maia e Rafael Primo 

Social Media: Paola Marques

Digital Influencer: Rafa Ronconi 

Desenvolvimento: Ricardo Kenji

Produção vídeo para TV: Looks Creative Studio 

Produção spot para Spotify: D/audio Produtora

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