5 Dicas para identificar notícias falsas

Todos os dias, milhões de notícias circulam pela internet e somos impactados a todo momento por chamadas que muitas vezes podem ser provenientes de notícias falsas e nem sabemos.

Boa parte dessas notícias falsas chegam para gente primeiro pelo Facebook. Geralmente com um título bem chamativo, já faz muita gente sair compartilhando — antes mesmo de ler a matéria por completo — e espalhando para nossa rede de amigos. 

A questão que fica é: como identificar se a notícia é falsa ou não?

O Facebook criou uma página com várias informações para identificar notícias falsas que possam estar correndo a Internet sem controle. Hoje, compartilhamos 5 delas com vocês:

#1 Preste atenção ao título

Títulos chamativos, todo em caixa alta e cheio de exclamações, praticamente implorando por um clique seu, são um grande indício de notícia falsa. Títulos que contestam o fato descrito no próprio artigo — mais um chamariz para fisgar seu clique — também têm grandes chances de serem rumores falsos.


#2 Preste atenção na fonte

Grandes veículos de comunicação podem até errar ou se confundir em uma outra informação em algum momento, mas NUNCA irão mentir sobre algo. Eles têm uma reputação para manter. Canais pequenos e que só querem o seu clique não se preocupam com as falsas notícias espalhadas. Olhar o “sobre nós” do site pode ser uma boa alternativa para conhecer fontes e veículos não tão conhecidos, verificando a credibilidade desse canal de comunicação.

#3 Preste atenção na data

O dia em que a matéria foi publicada também pode indicar uma notícia falsa. Muitas vezes as datas são alteradas ou contêm uma sequência de acontecimentos que não faz sentido.

#4 Preste atenção na repercussão

Há outros veículos da mídia replicando essa matéria ou divulgando a mesma notícia? Veículos grandes e que você conhece a reputação? Se a resposta for não, duvide da procedência da notícia.

#5 Preste atenção no formato

Sites que costumam postar notícias falsas geralmente possuem um layout e uma diagramação fora do comum, além de errarem na gramática. Fique atento a esses detalhes, como mostra a imagem abaixo.


Interessante, não é? Se você quiser conferir mais indícios de como identificar uma notícia falsa, dê uma olhada aqui no material que o Facebook divulgou

Comentário